A Aldeia

| Aldeia da Rede das Aldeias de Calcário

Assente em pedra calcária da mais dura e bela, as suas construções tradicionais, casas, currais, tanques, muros e eiras, fazem desta aldeia uma das poucas com o estatuto em que a construção antiga está cheia de elementos bem conservados e em que encontramos bons exemplos de reconstrução.

Sim, trata-se de uma aldeia cheia de património, com destaque para tanques, eiras e muros de pedra. E quando se sai da aldeia, as linhas de muros parecem-nos guiar, seduzir e encantar para novas descobertas e outras formas de estarmos connosco, com a Natureza e com os tempos e a obra herdada.

| Aldeia Miradouro

Não são muitas as aldeias deste país com vistas como esta.

Como também serão muito poucas, as que se localizam em pleno patamar cimeiro de um promontório serrano.

Entre outras particularidades, a Chanca tem largos e ruas largas, onde nos sugerem que os seus antigos habitantes sentiam e viviam o espaço de um modo distinto... e de vistas largas!


| Aldeia com História(s)

A Aldeia da Chanca, não só pela localização invulgar, como pela beleza da sua paisagem e envolventes, desde cedo nos conta histórias pré-históricas e dos homens das cavernas, passando pela distinção dos seus produtos que saiam do suor, da pedra e de algumas leivas de terra dura. Trazendo-nos também múltiplas histórias de pastores e de agricultores, de construções romanas e de lutas contra os mouros que persistiam em ficar; e até aos dias difíceis das guerras mundiais e da necessidade de se fazer um povo quase tão duro como a pedra daqui.