O Projeto
Enquadramento
Poucos são os locais com uma história com tanto ingrediente como nesta Ladeia (1), onde os povos primitivos encontravam refúgios naturais, como grutas e Buracas (2) e a base alimentar entre bagas, verduras e Coxins (3); os romanos o privilegiaram com tanto de seu e o impregnaram com tanto de si; os árabes que trouxeram, fizeram e levaram daqui vida e muitas histórias, até à importância fulcral na justificação do Condado Conimbricense (4), com a rede de castelos e muralhas, reis e templários, que nos fizeram Portugal... até hoje.
E é sobre esta base histórica e sobre estas camadas de rocha e sobre esta paisagem milenar, que tanto nos toca na sua essência intocável de padrões e mosaicos tão definidos de identidade e especificidade, que pretendemos criar a nossa história.
Conceito
A partir da riqueza dos recursos naturais e da particularidade dos diferentes ecossistemas existentes, assenta a base deste projeto. Biodiversidade e Sustentabilidade, são palavras e fundamentos sempre presentes.
Preservação e valorização são metas a afirmar a todo o instante e a enquadrar em qualquer atividade. Privilegiamos a memória dos que nos precederam, do lugar e das espécies ainda hoje presentes e muitas, só aqui... e muitas ainda por aqui abundantes, e privilegiamos a oportunidade do momento, proporcionado por todos os que connosco privarem aqui e por aqui. Para que cada um sinta a experiência particular de ter estado com a Villa Chanca.
PROGRAMA COFINANCIADO PELA UE
Objetivo principal - Promover a sustentabilidade e a qualidade do emprego e apoiar a mobilidade laboral
Região de intervenção - Região de Coimbra
Entidade beneficiária - 514859814
Data de aprovação - 02-14-2019
Data de início - 01-12-2018
Data de conclusão - 31-07-2020
Custo total elegível - 182.866,11€
Apoio financeiro - 109.719,67€